terça-feira, 21 de junho de 2011

A Montanha dos Sete Abutres





Por Ana Lucia Venerando

Este post é em homenagem ao diretor Billy Wilder, que nesta semana (22 de junho) completaria 105 anos. E, também, porque após seis décadas de sua estreia, o filme A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole) continua mais atual do que nunca já que explora durante dias a mesma notícia com a inserção inescrupulosa de factóides.

Kirk Douglas interpreta maravilhosamente Charles Tatum – um jornalista decadente, sem nenhum dinheiro no bolso, despedido de vários jornais por inúmeros motivos, um deles sua atração pelo álcool. Sua única saída é trabalhar no insignificante jornal de Albuquerque, uma cidadezinha localizada na região do Novo México e carente de notícias.

Antológica é a frase de Tatum quando chega no jornal oferecendo os seus serviços. “Se não tiver notícia aqui, consigo uma - vou pra rua e mordo um cachorro”. Ou então : “Más notícias são as que mais vendem”.

Com suas frases de efeito, Charles Tatum consegue o emprego. Mas um ano se passa e nada, absolutamente nada, acontece em Albuquerque que possa motivar o jornalista a permanecer na cidade, mesmo sabendo que sua contratação em grandes jornais está totalmente descartada.

Totalmente entediado, Charles Tatum começa a entrar em desespero até que, ao fazer uma viagem para cobrir uma infestação de cobras no vilarejo vizinho, ele identifica sua oportunidade de ouro.

Quando ele e seu companheiro Herbie Cook (Robert Arthur), mistura de fotógrafo, auxiliar e motorista, param para abastecer o carro, descobrem que um morador local , Leo Minosa (Richard Benedict), foi soterrado em uma caverna em busca de relíquias indígenas.

Mais do que depressa, o oportunista Tatum prolonga um resgate que levaria algumas horas em um “circo” que leva seis dias para ter seu desfecho. Ele aproveita a ganância não só da mulher de Minosa mas também do xerife local, que quer garantir seu cargo nas eleições que se aproximam.

Um belo e ácido filme do diretor Billy Wilder, que transforma 111 minutos de filme em quatro anos de faculdade de jornalismo.

Título Original: Ace in the Hole
Lançamento: 1951
Direção: BillY Wilder
Atores: Kirk Douglas, Jan Sterling, Robert Arthur, Porter Hall
Duração: 111 minutos
Gênero: Drama


Nenhum comentário:

Postar um comentário