
Por Ana Lucia Venerando
Filme maravilhoso. Trilha sonora delíciosa. Esta é a melhor maneira de definir The Commitments – Loucos pela Fama (1991), direção de Alan Parker. Apesar do filme ter a sua classificação como drama, não há drama na história que supere a vontade de cantar e dançar junto com sua trilha sonora.
No subúrbio de Dublin, Jimmy Rabbitte (Robert Arkins), um jovem de 21 anos sonha em ser empresário de uma banda de soul. O primeiro passo é encontrar a galera certa para a formação do grupo. Os mais inusitados seres batem à sua porta, com por exemplo, um punk cantando Barry Manilow e por aí vai...
Claro que, morando em Dublin, há a interferência católica da família de Jimmy. Mas que não supera a devoção de todos a Elvis Presley. Na parede da sala da famíla, por exemplo, o retrato de Elvis está acima da foto do Papa. Também são apresentadas as mazelas da caótica e cinza Dublin.
Depois das incansáveis entrevistas com os pretendentes, Jimmy consegue formar sua banda com três bons, mas inexperientes músicos, três sensuais garotas no backing vocals, um veterano trompetista e um cantor com uma voz fantástica – só que pra lá de egocêntrico e sujo. A encrenca está formada.
Os ensaios são muitos até que a banda consegue fazer seu primeiro show. O evento tão esperado ocorre no salão da igreja local com aprovação do padre. Após o conturbadíssimo show, com direito a choque elétrico , o grupo começa a fazer sucesso e tocar nos pubs da cidade.

Jimmy quer muito mais. Ele quer que a nova banda desbanque o U2. E como seu pai disse: “Bono Vox deve estar morrendo de medo...” Mas a banda realmente é muito boa.
Infelizmente cada integrante está com um propósito e falta maturidade para que eles mantenham a “pegada” juntos. A última esperança é a possibilidade de Wilson Pickett –grande figura do soul norte-americano – tocar junto com eles em um esquema armado pelo trompetista do Commitments. Agora só resta saber se Picket aparecerá no show...
Assisita e confira.
Detalhe: O filme rendeu dois ótimos volumes de CDs.

Título Original: The Commitments
Gênero: Drama
Ano de lançamento: 1991
Tempo de Duração: 118 minutos
Direção: Alan Parker
Nenhum comentário:
Postar um comentário