quarta-feira, 22 de junho de 2011

De volta ao inferno

As viagens no tempo sempre tiveram lugar garantido nas salas de projeção dos cinemas. Elas deram origem a odisseias clássicas, como A Máquina do Tempo (The Time Machine, 1960), que adaptou a ida de um inglês vitoriano ao remotíssimo futuro descrita por H.G. Wells; a histórias românticas, como Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time, 1980); e às bizarrices de uma dupla de adolescentes em Bill e Ted - Dois Loucos no Tempo (Bill & Ted's Bogus Journey, 1991). Menos comuns são os filmes que aproveitam o tema para explorar outra vertente da ficção científica: a história alternativa. Afinal, o que aconteceria se pudéssemos modificar algum detalhe crucial do passado?

Um dos filmes que trata dessa questão não é nenhum clássico do gênero, como o primeiro Efeito Borboleta (The Butterfly Effect, 2004). É uma sessão da tarde assumida, com momentos toscos e falhas de roteiro – mas nem por isso deixa de ser divertido! Dirigido por Don Taylor (de A Profecia 2/Omen 2, 1978), Nimitz - De Volta ao Inferno (The Final Countdown, 1980), que durante um tempo foi frequentador dos Corujões da vida, conta a história de um analista de sistemas (Martin Sheen) que acompanha uma viagem de manobras do porta-aviões nuclear Nimitz, comandado por um irascível Kirk Douglas.

No entanto, um fenômeno meteorológico nunca explicado abre uma fenda no tempo, que transporta a embarcação e sua tripulação para – adivinhe – a véspera do ataque japonês a Pearl Harbour. Como o porta-aviões saiu de sua base no Havaí, está beeeem próximo das forças nipônicas. E aí surge a questão: deve interferir na História e dizimar a frota do Sol Nascente? Ou deixar as coisas seguirem seu curso?



Há aquele momento clássico, explorado em diversos filmes e séries de TV, na qual personagens do passado entram em contato com pessoas e tecnologias do futuro – gerando choque, incredulidade e reações inesperadas (ou nem tanto). Há, claro, uma tentativa de historinha romântica; o personagem mais idealista; o comandante consciente do dever; e o falastrão que só atrapalha. Mas vale como divertimento descomprometido para uma tarde chuvosa.


Ficha técnica:

Nome original: The Final Countdown
Ano: 1980
Elenco: Kirk Douglas (Cap. Matthew Yelland), Martin Sheen (Warren Lasky), Katharine Ross (Laurel Scott).
Direção: Don Taylor
Tempo de duração: 1h43

Sérgio Siscaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário