domingo, 6 de fevereiro de 2011

O duelo eterno


Por Sérgio Siscaro



O cinema da década de 70 é repleto de joias que não tiveram muita atenção na época, ou que foram depois esquecidas. Mas algumas produções se tornaram cult por anteciparem tendências que viriam depois, ou por apresentarem os primeiros trabalhos de diretores que mais tarde fariam clássicos memoráveis. Os Duelistas (The Duellists, 1977), dirigido por um jovem Ridley Scott, é um deles.
Baseada em um conto de Joseph Conrad (o mesmo de O Coração das Trevas, que daria origem a Apocalypse Now), a história se passa durante as Guerras Napoleônicas, cobrindo desde as vitórias iniciais da França sobre seus adversários até o amargo fim da experiência bonapartiana, com o exílio e a restauração da monarquia. O filme é extremamente fiel ao original, usando as batalhas na Europa como um pano de fundo para o conflito principal: o dos personagens D'Ubert e Feraud. Eles se desentendem no início da trama, e Ferraud leva isso para o lado pessoal: eles devem acertar o assunto por meio de um duelo.
Só que os embates entre os dois são sempre inconclusivos, e passam-se anos entre um duelo e outro. O destino dá suas voltas: Feraud declina na sua carreira, D'Ubert sobe. Mas a rixa não tem fim - e leva a história até o final (mais um pouco e teria os dois lutando com bengalas em um asilo).
A fotografia é excelente. Visto agora, fica claro que o filme foi um laboratório de pesquisas para Riddley Scott, que depois faria clássicos como Alien, Blade Runner e, mais recentemente, Cruzada e Falcão Negro em Perigo. O cast também é bom, ainda que o personagem de D'Ubert. interpretado por Keith Carradine, poderia ser um pouco melhor. Harvey Keitel está ótimo como o irascível Feraud, e o esquecido ator Tom Conti faz uma aparição memorável como amigo de D'Ubert.Tudo ao som de uma ótima trilha sonora.
Recentemente a L&PM lançou, na sua coleção pocket, o conto original de Conrad. Vale a pena conferir - e ver como o filme de Scott conseguiu sintetizar a obra e se manter fiel a ela, algo raro no mundo da sétima arte.
Recomendado!

Ficha técnica
Título Original: The Duellists
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Gerald Vaughan-Hughes, Joseph Conrad
Elenco: Keith Carradine (D'Hubert), Harvey Keitel (Feraud), Albert Finney (Fouche), Tom Conti (Dr. Jacquin).
Estreia no Brasil: 31 de Agosto de 1977
Duração: 100 minutos


2 comentários:

  1. Sergio, preciso ver este filme. Não sabia deste conto de Conrad! Apocalypse Now eh obra-prima. Gostei mais do filme do que do livro de Conrad. E isso, pelo que escreveu, deve acontecer de novo.

    ResponderExcluir
  2. Danilo, pode ver que não vai se arrepender! Claro, tem seus momentos mais lentos etc, mas são poucos e valem como contraponto aos embates da dupla. E o bom e velho Conrad não pôde contar com o nervosinho Keitel em seu conto, eheheh.-- Sérgio

    ResponderExcluir