
Por Ana Lucia Venerando
No sul-coreano Lady Vingança, o diretor Park Chan-Wook só fortalece o velho ditado “a vingança é um prato que se come frio”. Aos 19 anos, a jovem Lee Geum-Ja (Lee Yeong-Ae) é condenada a 13 anos de prisão pelo sequestro e morte de um menino de 6 anos. Ela assume toda a culpa pelos crimes e acoberta o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek (Choi Min-Sik). Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja passa todo o seu tempo na cadeia preparando um plano para se vingar do ex-amante. Até lá passará por todas as situações constrangedoras de um presídio feminino. Mas também usará este tempo para arquitetar seu plano e fortalecer amizades que a ajudarão no futuro.
A narrativa entre vários personagens e tempos cronológicos torna a primeira metade do filme confusa. Toda atenção é pouca. Caso contrário, o espectador acaba se perdendo e não conseguirá distinguir quem é quem. O diretor abusa dos jogos de câmera e brinca com cores fortes , principalmente a vermelha.
Apesar da história de Lady Vingança não ser nada de novo no cinema, a solução e o meio que a protagonista encontra para atingir seu objetivo é inusitada. Jigsaw – de Jogos Mortais – morreria de inveja de Lee.
A película é o último exemplar da trilogia sobre vingança tramada por Chan-Wook. As outras duas são Mr. Vingança (2002) e Oldboy (2003).
Ficha Técnica:
Título original: Chinjeolhan Geumjasshi
Lançamento: 2005
Atores: Lee Yeong-ae, Choi Min-sik, Go Su-Hee, Kang Hye-jeong, Kim Be-Seon, Kim Byeong-ok, Kim Shi-Koo, Kwon Yea-young, Lee Seung-Shin, Lim Su-gyeong
Duração: 112 minutos
Gênero: ação
Nenhum comentário:
Postar um comentário