segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Forrest Gump: um passeio musical





Por Ana Lucia Venerando

Há séculos que o Desligue o Celular está fora da ativa. Mas esta semana ouvindo a trilha sonora de Forrest Gump – O Contador de Histórias, de 1994, estrelado por Tom Hanks e Robin Wright (sim, a Claire de House of Cards), decidi escrever sobre este filme.

O personagem interpretado por Hank é um sujeito simples e com QI diferenciado. Apesar de ser limitado para algumas atividades, ele é mais do que perfeito quando é incitado a fazer algo. E faz melhor do que qualquer um. Ele também está presente em vários momentos importantes da história e acaba de certa forma influenciado-os. No filme, é Forrest quem ensina Elvis Presley a dançar. Detalhe: na época, Gump é um menino que utiliza botas ortopédicas. Sem falar em uma entrevista que ele participa junto com John Lennon, inspirando o ex-Beatle para a letra de Imagine.

Forrest também é uma daquelas pessoas com uma sensibilidade fora do comum. Ele perde o chão com a morte da mãe e por não conseguir levar o seu romance para frente com Jenny (Robin Wright). E o que ele faz? Corre o país de ponta a ponta durante anos. Ganha muitos seguidores, que o veem como um missionário ou algo parecido. Mas ele quer apenas correr sem saber exatamente o motivo. Quem já não teve vontade de sair correndo por aí? E, do mesmo jeito que decidiu correr, também de uma hora para outra decide parar, deixando as pessoas sem entender nada.

O filme ainda tem o Gary Sinise, que dá show de interpretação como o amargo tenente Dan Taylor. Mas a cereja do bolo de Forrest Gump é a trilha sonora. O álbum duplo contém 32 músicas que ajudam a compor o cenário de toda a história. Tem “Hound Dog” (Elvis Presley); California Dreamin' (Mamas and the Papas); Respect (Areta Franklin); Rainy Day Women (Bob Dylan), e por aí vai. Os saudosistas adoram.


Ficha Técnica

Ano de Lançamento: 1994
Diretor: Robert Zemeckis
Duração: 2h20
Roteiro: Eric Roth
Gênero: Drama/Romance
Origem: EUA