terça-feira, 9 de julho de 2013

Guerra Mundial Z - a ameça está entre nós



Por Ana Lucia Venerando

A humanidade está sempre sob ameaça fantasma. E este é justamente o tema do ótimo Guerra Mundial Z, dirigido por Marc Forster - o mesmo de Quantum of Solace. Há muito tempo não assistia a um filme de ação tão bom.

Baseado no livro de Max Brooks, filho do diretor Mel Brooks e um apaixonado pelo tema zumbis (Max também á autor do livro The Zombie Survive Guide),"Z" não é mais um filme de mortos-vivos em busca de cérebros para se alimentar e aterrorizar a plateia. É uma história que nos faz pensar  que o caos pode ser, sim, instalado a qualquer momento. E que, nossa arrogante ideia de que temos tudo sob controle vai por água abaixo quando o desconhecido nós é colocado frente a frente. Será que não foi assim em 11 de setembro?

Bom, vamos ao filme. As cenas iniciais são de telejornais mostrando o caos atual da humanidade: aquecimento global, epidemia de SARS, golfinhos encontrados mortos numa praia qualquer e, por aí vai. Em meio a estas notícias e a panquecas, que começa o o dia da família do ex-agente da ONU Gerry Lane, interpretado por Brad Pitt, também produtor da película e herói na vida real. Aqui vai uma curiosidade: Durante a gravação de uma das cenas de correria, uma figurante caiu e foi pisoteada. A situação só não ficou pior porque o maridão de Jolie ajudou a moça a se levantar.

O filme não cai no chavão de se estender nas cena da família feliz ou de ficar apresentando personagem por personagem. Logo logo o caos está instalado. Centenas de zumbis já correm pelas ruas de Manhattan. Sim. Eles correm. E como correm. Esqueça aqueles zumbis vagarosos. E não é um mal que acomete apenas os EUA. É uma pandemia. Governos caem, presidentes morrem e povos rivais se unem.

Ninguém sabe qual exatamente a origem da peste. Mas a preocupação maior de Gerry é como combater a horda de zumbis. Até porque a segurança de sua família depende do sucesso de sua missão. Assim como o 007, aqui o agente do ONU percorre vários países onde vai pegando migalhas de pistas para que possar encontrar uma camuflagem que ajude a humanidade.




Momentos ótimos com zumbis infestando um avião ou escalando os muros que mantinham Israel intacta.

Vale muito conferir. Ação do começo ao fim. E nada de mão pesada nos clichês que, em um filme como este, é difícil não incluir.

Ah... este pode ser o primeiro de um trilogia. Quem sobreviver, verá.



Ficha Técnica:

Título original: World War Z
Elenco: Brad Pitt, Mirelle Enos, Eric West,
Direção: Marc Forster
Tempo de duração: 116 minutos