
Por Ana Lucia Venerando
Ai a Tiffany’s, ou melhor, Breakfast at Tiffany’s. Título original da comédia romântica que, no Brasil, ganhou o nome Bonequinha de Luxo. Baseado no livro de Truman Capote, o filme conta de maneira leve e despretensiosa a ociosidade e ambição da jovem Holly Golightly (a belga Audrey Hepburn – no papel que marcou sua carreira). A garota sulista mora em Nova York. Não tem ninguém. Apenas um gato sem nome. É uma prostituta de luxo e tem como objetivo principal encontrar um marido rico.
Claro que ele deve estar entre os homens milionários dos EUA com menos de 50 anos. Mas também pode ser um brasileiro morenão com pretensões de ser o presidente da República.
Tudo é muito igual na vida de Holly. Toda manhã, lá pelas 6 horas, após a diversão noturna, volta para seu apartamento de táxi. Mas antes pede para em frente à Tiffany´s – quer admirar a suntuosa vitrine tomando seu café.
Isto até conhecer Paul (George Peppard) que tenta alavancar sua carreira de escritor. Mas, na verdade, o jovem de olhos azuis tem uma vida muito parecida com a sua vizinha Holly já que é “financiado” por senhoras mais maduras.
O filme foi para as salas de cinema em 1961. Venceu dois Oscars: melhor trilha sonora em comédia ou drama e melhor canção original com Moon River, de Henry Mancini.
Perto das comédias românticas de hoje, Bonequinha é inocente demais. Mas deve ser assistido pela fantástica atuação de Hepburn (vítima de câncer em 1993) e pelo lindo figurino. Qual mulher não queria ter um daqueles pretinhos “básicos”?
E, atenção cinéfilos: Para comemorar os 50 anos de existência do filme a Paramount lançou um kit com brindes contendo o blue-ray e o dvd da produção, o roteiro das filmagens todo anotado pelo diretor Blake Edwards, uma carta que ele enviou para Audrey em agradecimento e fotos deste clássico, todas em preto e branco.
Ficha Técnica:
Título Original: Breakfast at Tiffany’s
Elenco:
Audrey Hepburn
George Peppard
Mickey Rooney
Patricia Neal
Direção: Blake Edwards
Lançamento: 1961
Duração: 114 Minutos