
"Ai se eu te pego" - Pluto, para Michel Teló
Por Sérgio Siscaro
O principal motor dos filmes de terror é o medo do desconhecido. Aquela presença, coisa, entidade ou pessoa que está escondida, você não sabe onde, pronta para destruir seu mundo – revelada pela nítida impressão que alguém está vigiando...
O filme Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes/1977), do então quase iniciante Wes Craven (sim, o “pai” de Freddy Krueger, da franquia A Hora do Pesadelo/A Nightmare on Elm Street), pode ser considerado o precursor da onda de filmes sangue-e-tripas (ou slash movies) do final dos anos 70 e início da década seguinte – junto com outro clássico, O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chainsaw Massacre/1974). Halloween, Sexta-Feira 13, Dia dos Namorados Macabro, Pague para Entrar, Reze para Sair e, claro, A Hora do Pesadelo, são alguns dos filmes que devem aos canibais degenerados de Papa Jupiter alguma reverência.
É claro que o filme teve uma continuação – e em 1985 saiu Quadrilha de Sádicos 2. Dessa vez, aparecem dois sobreviventes do filme original, embora apenas dois sigam filme adiante. Uma é a ex-integrante do bando de selvagens devoradores de carne humana que salva a parada no final do primeiro longa; o outro é um cachorro – que tem direito, claro, a um flashback com cenas do filme de 1977!!!!
Some-se a esses ingredientes muitos adolescentes (motociclistas radicais!), um ônibus quebrado no meio do deserto e, lógico, a turma de Pluto (que também não morreu no primeiro filme), e voilá! Está pronto mais um sangue-e-tripas tipicamente oitentista. É diversão garantida – apesar de estar a quilômetros e quilômetros de distância do filme original, que é beeeem mais assustador!
Foram feitas refilmagens – tanto do primeiro quanto da continuação – na década passada (traduzidos por aqui como Viagem Maldita e O Retorno dos Malditos). O que prova que as boas ideias (mesmo as boas ideias de filmes toscos) já foram feitas – afinal, também receberam refilmagens O Massacre da Serra Elétrica, Halloween, Sexta-Feira 13, A Hora do Pesadelo... Lamentável.

Ficha técnica
Título original: The Hills Have Eyes 2
Ano: 1985
Diretor: Wes Craven
Elenco: Tamara Stafford (Cass), Kevin Spirtas (Roy), John Bloom (The Reaper), Colleen Riley (Jane), Michael Berryman (Pluto), Penny Johnson (Sue), Janus Blythe (Rachel/Ruby), John Laughlin (Hulk), Willard E. Pugh (Foster)
Duração: 1h26min
Nenhum comentário:
Postar um comentário