segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O ovo da serpente


O facismo é fascinante. Deixa a gente ignorante
fascinada. E tão fácil ir adiante.
E esquecer que a coisa toda está errada.

Engenheiros do Hawaii, “Toda Forma de Poder”


Por Sérgio Siscaro

O grande trunfo do filme A Onda/ Die Welle (2008), dirigido por Dennis Gansel, é o de mostrar de forma didática e clara que a tentação pelo totalitarismo está sempre logo ali na esquina. Seja para o pretenso líder que quer ocupar um posto de autoridade e ser adorado (e obedecido) pelas massas, seja para quem não se encaixa na sociedade e gravite para um “movimento” que dê um significado maior à sua vida, o facismo infelizmente não morreu – e sua volta está mais ligada ao desencanto das pessoas do que aos ataques de ridículos neonazis.

Baseado em fatos reais ocorridos nos EUA na década de 60, o filme funciona porque não exagera; apresenta os personagens e seus problemas, e um professor com um dilema: como provar para seus alunos que é possível surgir um regime totalitário no início do século 21, aos moldes dos facismos do entreguerras, em um país tão moderno quanto a Alemanha (e que ainda tem a eterna responsabilidade histórica pelos crimes do 3º Reich)? Ora, pela prática. Mas a experiência acaba sendo muito mais bem-sucedida do que ele poderia esperar.

O elenco, formado na maior parte por jovens, também não deixa a peteca cair (o filme contou inclusive com uma atriz brasileira, Cristina do Rego – desconhecida por aqui, mas que já tem algumas participações lá fora –, no papel da problemática Lisa). E o professor Weger, vivido por Jürgen Vogel – experiente em várias produções alemãs, como Adeus, Lenin! (2003) – também convence.

Um grande filme, que na época de seu lançamento atraiu alguma atenção, e só. Merece ser revisto. Para evitar que a história se repita. De novo.

Ficha técnica

Título original:
Die Welle
País: Alemanha
Ano: 2008
Duração: 107 minutos
Direção: Dennis Gansel
Elenco: Jürgen Vogel (professor Rainer Wenger), Frederick Lau (Tim Stoltefuss), Max Riemelt (Marco), Jennifer Ulrich (Karo), Christiane Paul (Anke Wenger), Jacob Matschenz (Dennis), Cristina do Rego (Lisa).