
Por Ana Lucia Venerando
Revi Volver, de Pedro Almodóvar. Claro que falar que ele é um mestre no entendimento da alma feminina é chover no molhado. Mas acredito que nenhum outro diretor conseguiu não apenas captar os sentimentos deste complexo mundo mas também transmiti-lo em personagens vividos por grandes atrizes, como Carmen Maura, velha amiga de jornada desde a época em que o cineasta filmava em Super 8 nos anos 70.
Almodóvar tem este dom de entender a psique feminino. Talvez por ter vivido em uma sociedade matriarcal na cidade La Mancha, uma das regiões mais pobres da Espanha e de forte influência religiosa. Onde os homens da cidade iam embora à procura de uma oportunidade de trabalho e deixavam suas mulheres chorando à beira de um ataque de nervos.
Em Volver, a linda Penélope Cruz, depois de alguns anos sem compartilhar o set de filmagem com o amigo, volta como a personagem Raimunda, que junto com a filha adolescente Paula e a irmã Sole (Lola Dueñas), limpam o túmulo dos pais, mortos em um incêndio ocorrido há alguns anos.A vida de Raimunda não é fácil. Trabalha muito e ainda chega em casa e aguenta o marido bêbado, desempregado e tarado. Claro que a história começa a se complicar cada vez mais.
Raimunda encoberta um crime que ela não cometeu. Mas que, de certa forma, irá exorcizar fantasmas do passado. È como se, ao esconder um fato terrível, o seu passado e o das mulheres de sua família viessem à tona. Doloridas recordações e revelações que explicam os motivos de mágoas e desencontros que poderiam ser evitados. Fica principalmente a sensação de como o universo conspira para que a história se repita, daí o nome Volver.
Mas o título do filme também é uma referência à volta não apenas da parceria de Almodóvar com Penélope mas com a grande amiga e musa do cineasta, Carmen Maura, que interpreta a mãe de Raimunda e Sole. É o personagem de Maura, Irene, que nos alerta que existem fantasmas debaixo da cama e que, a qualquer momento, podem nos pegar pelos pés.
Depois de rever este maravilhoso filme, fico agora na espera da estreia do thriller La Piel que Habito (A Pele em que Habito). Desta vez, quem retorna a filmar com Almodóvar é Antonio Banderas, mais um grande ator descoberto pelo diretor. A sua estreia no Brasil está prevista para novembro.
Título original: Volver
Lançamento: 2006 (Espanha)
Direção: Pedro Almodovar
Atores: Penelope Curz, Carmn Maura, Lola Dueñas, Blanca Portillo
Duração: 1h21
Gênero: Drama
Nenhum comentário:
Postar um comentário