segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Verde que te quero verde




Por Sérgio Siscaro
(que teria recebido os poderes de Lanterna Verde em estranhas circunstâncias, no Chile; veja imagem)

O recente boom de adaptações de personagens das histórias em quadrinhos para o cinema tem mostrado a dificuldade em se apresentar o protagonista para a plateia que não conhece, digamos, super-heróis das editoras norte-americanas Marvel (X-Men, Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro, Capitão América, Blade) e DC (Batman, Superman). Não foi diferente com o recente Lanterna Verde (Green Lantern, 2011) – mas, ao que parece, Hollywood aprendeu uma ou duas coisas.

Ao apresentar o piloto de testes Hal Jordan – que terá a oportunidade de se tornar o integrante de uma tropa intergalática de super-heróis, os Lanternas Verdes – o filme consegue se ater aos pontor principais da narrativa, sem enrolação: do caráter irresponsável do protagonista ao encontro com o alienígena Bin Sur, passando pela apresentação à Tropa no planeta Oa. A ação transcorre de forma fluida, sem ser truncada sobre explicações mais detalhadas sobre a história.

Esta, por sua vez, não é nenhum clássico imortal – das HQs ou da sétima arte. É uma boa Sessão da Tarde, porém, alguns pontos abaixo dos recentes Homem de Ferro e beeeem inferior ao Batman: O Cavaleiro das Trevas. Mas se segura razoavelmente bem, deixando a impressão que pretende seguir a receita-Marvel-de-adaptações-para-o-cinema fielmente. Vamos ver.


Vale principalmente para os não-iniciados conhecerem um personagem básico do universo DC, criado na década de 1950 e que teve algumas de suas histórias iniciais escritas, em regime de ghost-writer, pelo escritor de FC Alfred Bester. Foi ele, aliás, que teria criado o famoso juramento da Tropa dos Lanternas Verdes - bem parecido, aliás, com o juramento feito pelo personagem de sua clássica novela The Stars My Destination (conhecida também como Tiger! Tiger!).

No dia mais claro
Na noite mais densa
Que o mal sucumba perante minha presença!
Quem faz o mal tudo perde
Diante do poder do Lanterna Verde!


Ficha técnica

Título original: Green Lantern
Ano: 2011
Direção: Martin Campbell
Elenco: Ryan Reynolds (Hal Jordan), Blake Lively (Carol Ferris), Peter Sarsgaard (Hector Hammond), Mark Strong (Sinestro), Tim Robbins (senador Hammond), Angela Bassett (Amanda Waller).



Sérgio Siscaro
(que teria recebido os poderes de Lanterna Verde em estranhas circunstâncias, no Chile; veja imagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário